Doe agora

A história de sucesso de Simone e Milene

Duas empreendedoras e muita vontade de crescer.

Hoje é dia de conhecer a história da Simone e da Milene, irmãs, donas de um salão de beleza em Perus, no extremo oeste de São Paulo, e também protagonistas do nosso vídeo institucional lançado no início desse mês.

A história delas se cruzou com a nossa quando Milene participou de um curso de beleza na ATST (Associação dos Trabalhadores Sem Terra) e soube das capacitações para microempreendedores oferecidas pela Aventura de Construir. Elas começaram a frequentar as oficinas e logo solicitaram o serviço de assessoria individual, em busca de soluções personalizadas para seu negócio. Nesta época, a situação do empreendimento era muito diferente: ambas trabalhavam em um salão de beleza improvisado no apartamento da mãe, realizando esporadicamente atendimento a domicílio, Simone oferecendo serviços de cabelo, unhas e sobrancelhas, nos quais se especializou durante nove anos de trabalho no mercado da beleza, e Milene oferecendo serviço de depilação. O sonho de expandir o negócio já existia, mas havia muitos empecilhos, como a falta de dinheiro para alugar um espaço, os compromissos de gastos com o casamento da Simone que estava próximo e a insegurança em relação à aderência dos clientes ao novo local.

Um mês e meio após a primeira assessoria, em setembro do ano passado, Simone e Milene encontraram um lugar para alugar, pegaram um empréstimo, fizeram uma pequena reforma, compraram móveis e abriram o novo salão. Espaçoso e agradável, fica bem localizado em um ponto com muito movimento. Então foi a hora de trabalhar para atrair clientes, antigos e novos. Fizemos outras sessões de assessoria sobre divulgação, sugerindo a panfletagem nos arredores, comunicação consistente com os contatos antigos pelo Whatsapp e Facebook, além de utilizar melhor as redes sociais do negócio, mostrando os resultados do trabalho, fazendo promoções e envolvendo mais as pessoas.

Ao mesmo tempo, começamos a trabalhar com a sustentabilidade e organização financeira do empreendimento. Aconselhamos a adição de produtos variados para venda em parceria com outros empreendedores da região, aproveitando, assim, o grande espaço disponível e gerando um complemento de renda bastante significativo para elas. As duas passaram a acompanhar as receitas e despesas em planilhas de forma frequente e criaram um plano de trabalho mensal com as atividades do dia-a-dia, a fim de não se distraírem das responsabilidades administrativas.

Hoje, o empreendimento está com um grande volume de atendimentos e de vendas de produtos, mais consolidado no novo local e fidelizando outros clientes. A vontade de crescer continua levando Simone e Milene a se aperfeiçoarem e a buscarem cada vez melhores soluções para seu negócio e seus clientes.

Silvia Caironi

Quer se inspirar ainda mais? Veja o que elas contam no vídeo completo: