Doe agora

A história de sucesso de Maria Zelma

Semana passada, dando continuidade às histórias do nosso vídeo institucional, compartilhamos com você a trajetória da Jucélia e de seu marido na região do Sol Nascente. Hoje é dia de você conhecer a Maria Zelma, empreendedora e dona de uma loja de tintas, texturas e grafiato no Jardim Canaã, uma das áreas de baixa renda atendidas pela Aventura de Construir (ADC), localizada na periferia de São Paulo.

Maria Zelma tem dois filhos, um deles recém-nascido, e é casada com Adailton. Ela cuida da loja e da parte financeira e ele trabalha em conjunto com ela, oferecendo serviços de pintura e textura aos clientes e, assim, complementando a renda da família. O estabelecimento foi aberto há 5 anos e atende principalmente moradores da região, diferente de Adailton que consegue ocasionalmente clientes em outras partes da cidade também.

Logo que conheceu a Aventura de Construir, Maria Zelma adquiriu dois empréstimos com o Banco do Povo Paulista, utilizando-os como capital de giro e para fazer uma reforma na loja. Por ficar em um local de alta movimentação, se via importante investir no espaço, como um novo teto, novas texturas na parede e um toldo mais atrativo na fachada, a fim de atrair mais clientes.

Depois, Maria começou a participar das capacitações da ADC e solicitou o serviço de assessoria com os nossos consultores. Os aspectos trabalhados eram mais básicos, como divulgação, relacionamento com o cliente, organização financeira e criação de redes. Uma difícil conclusão a que chegamos com esses trabalhos foi que o estabelecimento não dava lucro diretamente através das vendas, mas sim indiretamente ao atrair clientes para o seu marido. Entretanto, isso era suficiente para pagar os custos e atender às necessidades da família e, mesmo não alcançando o volume de vendas esperado, o casal preferiu não fechar.

Com o acompanhamento consistente nas assessorias e realizando as tarefas de casa, nos meses seguintes Maria Zelma começou a adotar mudanças que foram de grande ajuda para o aumento das vendas. A empreendedora firmou parceria com duas empresas da região especializadas em aplicação de gesso e reformas para trocarem contatos e recomendações, de forma a complementar os serviços um do outro. Essa parceria foi feita também com empreendedores do seu entorno, criando uma grande rede de referências. Para melhorar a divulgação do serviço, anunciou na revista do bairro e mandou entregar cinco mil panfletos novos em locais mais distantes no Morro Doce. E, além disso, a reforma começou a dar seus frutos também.

Por meio de todas essas ações combinadas, a família percebeu um aumento no seu poder aquisitivo e na qualidade de vida, tanto no trabalho quanto em casa, podendo realizar passeios e pequenos prazeres cotidianos com os filhos, o que não era possível antes. E os sonhos continuam crescendo, junto com a sustentabilidade financeira: o próximo objetivo é aprender a planejar melhor os gastos futuros para realizar uma viagem em família.

É com esse empoderamento que os empreendedores atendidos começam a impactar suas próprias comunidades, através da contratação de funcionários, do exemplo de sucesso, das melhorias econômicas e sociais. Quer entender mais como isso funciona? Assista ao nosso vídeo institucional e inspire-se!

Silvia Caironi