Doe agora

A história de sucesso de Jucélia

Na semana passada, tivemos o lançamento do vídeo institucional da Associação Aventura de Construir (ADC), onde vocês puderam conhecer um pouquinho da história de três microempreendedoras atendidas pela Associação. Hoje temos muito orgulho de compartilhar um pouco mais da trajetória de sucesso de uma delas, a Jucelia Rodrigues, que possui um restaurante no bairro Sol Nascente, na periferia da zona oeste da cidade de São Paulo. Sua história representa com fidelidade as características do nosso público alvo e o resultado concreto das intervenções que a ADC propõe para responder à realidade de suas demandas: microcrédito produtivo orientado, capacitações sobre gestão de empresas e assessorias que garantem o acompanhamento sistemático do empreendedor no tempo.

Jucelia e seu marido Ricardo são pais de dois filhos pequenos e estudaram até o ensino médio. Ela sempre trabalhou como garçonete e cozinheira e ele era segurança noturno quando, em 2012, Jucelia entrou como sócia em um pequeno restaurante que já funcionava no bairro onde mora. Depois de um ano de trabalho, Jucelia percebeu que o restaurante não trazia os resultados esperados. Ao contrário, sempre era preciso investir mais dinheiro de sua reserva pessoal para evitar que as operações parassem devido à falta de fluxo de caixa.

Foi nessa época, em 2013, que Jucelia conheceu a ADC e sua metodologia de trabalho. Primeiramente, Jucelia concretizou a tomada de microcrédito produtivo orientado através da parceria da ADC com o Banco do Povo Paulista a juros baixíssimos. O empréstimo foi usado como capital de giro e, segundo seu relato, isso impediu que o restaurante fechasse. Paralelamente, Jucelia passou a participar dos cursos da ADC, que são realizados até hoje mensalmente no bairro, em horário noturno compatível com o horário de funcionamento da maioria dos negócios locais. Nestes eventos, desenhados com conteúdo prático e linguagem acessível, ela começou a perceber outras possíveis melhorias em seu negócio: no atendimento e na gestão de pessoas, na operação da cozinha, no bom cuidado com o ambiente, entre outros. Lá, ela e seu marido aprenderam uma nova visão de negócios baseada em escutar e atender às necessidades dos clientes. Eles já compareceram em mais de uma dezena de cursos diferentes da ADC.

Além disso, Jucelia passou a receber as assessorias pelos professionais da ADC. Realizadas in loco, as assessorias auxiliaram Jucelia a definir um simples e efetivo plano de ações para as melhorias que o empreendimento necessitava, seja no aperfeiçoamento dos pontos fracos, no reforço dos pontos fortes, no uso consciente do dinheiro, no pagamento das dívidas e, principalmente, no planejamento das mudanças futuras do restaurante. Essas pequenas melhorias, aos poucos, transformaram o restaurante quase falido em um sucesso e uma referência local, até que começaram a oferecer pizza durante a noite, diferenciando sua oferta e respondendo com qualidade a uma demanda não atendida, o que elevou sua receita em 30%.

Inspirando-se com esses bons resultados, em 2016 foi a vez de Ricardo brilhar como empreendedor, abrindo uma academia de ginástica no mesmo bairro. Fazendo um baixo investimento e utilizando de parcerias para a obra, Ricardo conseguiu viabilizar a construção de uma academia completa voltada ao público jovem, predominante no bairro. Sempre com a ajuda da ADC na criação de um plano sólido que abordava todos os aspectos de um negócio sustentável, nos dois primeiros meses de funcionamento a academia alcançou 300 alunos inscritos. O investimento feito por ele retornou dentro de 1 ano (antes do esperado), devido ao faturamento mensal superior ao planejado. Hoje, Ricardo não trabalha mais como guarda noturno; ele e a esposa se dividem nos dois negócios e no cuidado da família.

Jucelia afirma: “Através da ajuda da Aventura de Construir eu entendi que era preciso prestar atenção àquilo que meus clientes procuravam. Além de um bom espaço e de uma boa comida, o atendimento também tem que ser bom… O meu sonho, a minha vida é o restaurante. Adoro o que eu faço e é aqui que vou investir meu futuro, pois eu sei que é aqui que sou feliz. Se você tem um sonho, vá em frente. Se você precisa de ajuda, a ADC pode ajudar e muito, me ajudou e me ajuda até hoje”.

Silvia Caironi

Assista ao vídeo da Aventura de Construir e conheça essa e outras histórias inspiradoras: